terça-feira, 13 de setembro de 2011

Semana da Pátria

Projeto eu sou Brasileiro



JUSTIFICATIVA:

A comemoração da “SEMANA DA PÁTRIA” representa uma importante fonte de estímulos ao civismo, propiciando assim, a oportunidade de formar na criança o conceito “Pátria” despertando o sentimento de patriotismo cultivando atitude de respeito aos símbolos do Brasil e desenvolvendo também a compreensão do passado histórico e da significação da data” sete de Setembro”.




OBJETIVO
Compreender a razão dos festejos da Semana da Pátria refletindo sobre o que é ser patriota e comemorar as datas cívicas do nosso país incentivando o amor à Terra valorizando os símbolos da nossa origem, conhecendo e apreciando os direitos e deveres de todos nós cidadãos, despertando o civismo e senso crítico através dos conteúdos propostos pelo Hino Nacional.



DESENVOLVIMENTO



SUGESTÕES DE ATIVIDADES:

• Conversas e discussões sobre:
• O que é Pátria;
• O que aconteceu no dia 7 de setembro;
• A figura de D.Pedro I;
• Os símbolos da Pátria: a Bandeira, as Armas, o Selo, Hino;
• O grito da Independência;
• A vida no Brasil antes e depois da Independência;
• Textos informativos, literários, poéticos;
• Textos coletivos;
• Álbum;
• Vídeos;
• Hinos: Nacional, da Independência;
• Pesquisas;
• Cartazes de fatos da época alusivos ao fato histórico;
• Dramatização;
• Poemas e diálogos de temas nacionais;
• Mural de notícias de jornais e revistas sobre a data cívica;
• Uso de mapas para a localização do Brasil;
• Confecção dos Símbolos Nacionais (pintura, desenho, recorte e colagem);
• Concurso de poesia;
• Bandeirinhas com as cores nacionais,
• Bandeira do Brasil,










RECURSOS:
• Dicionário

• Biblioteca

• TV e vídeo

• Aparelho de som

• Internet

• Cartolina

• Quadro e giz

• Mapas
CULMINÂNCIA/COMEMORAÇÃO:
Apresentação e exposição dos trabalhos à escola com:

• Músicas

• dramatização

• Mensagens exaltando o Brasil

• Cartazes

• Poesias

• Comemoração: Passeatas cívicas, demonstração de canto e dança dentro do tema, dramatizações, textos e poemas


AVALIAÇÃO
Através da participação e do desenvolvimento dos alunos

ANEXO






















Nenhum comentário:

Postar um comentário